Conheça mais sobre os concentradores e sua função dentro das fábricas de celulose e papel

18 de agosto de 2022

Os concentradores são os evaporadores que fazem a concentração final do licor preto para a queima na caldeira de recuperação, elevando-a de 40-45% a 70-80%, a depender da fábrica.

Para elevar a concentração, é necessário evaporar parte da água presente no licor, para isso, se utiliza vapor vivo como fonte de energia. Como a concentração do licor preto nesses equipamentos fica na faixa crítica de incrustação (entre 48% e 68%), são instalados múltiplos efeitos de concentradores, geralmente 3 ou 4, para aumentar o tempo de campanha.

Para tanto, esses efeitos alteram o modo de operação, trabalhando ora com licor menos concentrado, ora com mais concentrado, ora com licor de lavagem.

Os concentradores comumente fazem parte da planta de evaporação de múltiplos efeitos, mas não necessariamente, quando isso acontece, estes são os primeiros efeitos da evaporação e a água evaporada neles seguem para o segundo efeito, a do segundo para o terceiro, e assim por diante até o final da planta.

Em resumo, a principal função dos concentradores é elevar a concentração do licor preto para queima e utiliza vapor vivo para tal.

Tudo em um único lugar!

Os concentradores fornecidos pela Tequaly, podem ser desenvolvidos por meio do conceito soluções 360°, que engloba um conjunto de serviços, como engenharia, fabricação, logística, montagem e manutenção.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Tequaly e receba nossos conteúdos em seu e-mail.
🌎