Os Sistemas de Polimento de Efluentes são pós-tratamento físico/químicos, que possibilitam melhorar o resultado final de diversos tipos de tratamento de efluentes.

O efluente oriundo de um tratamento existente é introduzido no sistema, onde recebe as dosagens adequadas de produtos químicos de forma automatizada, controlados por um medidor de vazão interligado com o sistema de controle, variando a dosagem de químicos conforme a vazão de entrada.

Um dos sistemas são os flotadores, onde o efluente entra no floculador que promove a correta mistura entre o efluente e os produtos químicos e passa então para o flotador, por meio de um sistema de ar dissolvido, introduzido na parte inferior do equipamento, as partículas são flotadas, ou seja, sobem e são recolhidas um mecanismo específico. Os flotadores podem ser circulares ou retangulares.

Outro sistema é a decantação acelerada, assim chamada, pois tem elevada eficiência, diminuindo o tempo de sedimentação das partículas e do processo de tratamento. O efluente entra no floculador que promove a correta mistura entre o efluente e os produtos químicos e passa então para o decantador. Esse equipamento também pode ser circular ou retangular.

Depois de passar por um desses procedimentos, o líquido clarificado é coletado e segue para o destino que pode ser um emissário ou ainda, pode ser tratado e utilizado como água de reuso.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Tequaly e receba nossos conteúdos em seu e-mail.
🌎