Sistema de Purificação de Metanol (Concentração acima de 99,8%)
Purificação de Metanol: Tranformando Subprodutos em Biocombustíveis
Durante o processo de polpação da madeira surge um subproduto rico em energia, mas complexo de manusear: o Metanol. O sistema de purificação da Tequaly transforma esse condensado contaminado em uma fonte de energia limpa e rentável para a planta.
Nossa tecnologia inicia-se com um balanço de metanol da unidade, segregando as fontes de condensado pertinentes e utilizando colunas de stripping e destilação para separar o metanol e outros compostos voláteis (TRS) da água. O resultado é um condensado limpo para ser reintegrado ao processo e o Biometanol, que pode ser utilizado como combustível renovável nos fornos de cal ou caldeiras de recuperação.
Por que purificar o metanol com a Tequaly?
Economia Direta de Combustíveis Fósseis: Ao purificar o metanol internamente, sua planta reduz o consumo de combustíveis fósseis, utilizando um biocombustível gerado no próprio processo.
Redução da Carga Orgânica (DBO/DQO): A extração do metanol dos condensados reduz drasticamente a carga orgânica das vazões de condensado recirculado para linha de fibras e enviado para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), reduzindo o consumo de produtos químicos no branqueamento e ETE, otimizando a performance do sistema biológico e no tratamento final.
Integração com o Sistema de Evaporação: Nossos sistemas são projetados para operar em harmonia com a planta de múltiplo efeito, utilizando o vapor disponível de forma eficiente para o processo de purificação do condensado contaminado.
Segurança e Automação: O metanol é um composto inflamável por isso a Tequaly entrega sistemas com automação total, garantindo uma operação segura.
Estabilidade operacional e elevada concentração de metanol produto: As plantas de metanol da Tequaly são reconhecida pela sua excelente estabilidade operacional à elevadas concentração.
Benefícios Estratégicos:
Sustentabilidade (ESG): Redução da pegada de carbono através da substituição de combustíveis fósseis por biometanol.
Eficiência Operacional: Recirculação de um condensado com menor DQO e menor sobrecarga na ETE, reduzindo custos operacionais diretos e melhor aproveitamento dos subprodutos do cozimento.
Valorização do Ativo: Transformação de um resíduo problemático em um ativo energético de alto poder calorífico.






